sábado, 15 de março de 2014

A importância da pontuação

Olá a todos!
A Amanda pediu para que falássemos sobre a pontuação e aqui está o post desejado.

Antes de mais, dou dois exemplos que milhões de sites já deram para entender o pontuação:

"Um homem muito rico estava extremamente doente, agonizando. Pediu um papel e uma caneta e escreveu, sem pontuação alguma, as seguintes palavras:
'Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'
Não resistiu e se foi antes de fazer a pontuação.
Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o texto:
"Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

3) O padeiro pediu a cópia do original. Puxou a brasa para sardinha dele:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres."

"Não, espere.
Não espere.

Isso, só ele resolve.
Isso só, ele resolve.

Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
"

Quanto ao primeiro exemplo é de fácil entendimento. Vamos então analisar o segundo e último exemplo que eu dei.
Se estivesse a escrever uma fala de um personagem e quisesse que esse mesmo personagem pedisse a outro para esperar por ele de certeza que iria colocar uma virgula entre o "Não" e o "espere".
Exemplo concreto:
- Vou ter que ir. A minha mãe está à minha espera.
- Não, espere.
No entanto, se quisesse mandar o personagem sair teria que excluir a virgula entre as duas palavras.

"Isso, só ele resolve" e "Isso só, ele resolve".
Exemplo:
- Vou ter que fazer alguma coisa. - disse a Maria olhando para Miguel.
- Não faça isso! Ele resolve.
- Tem a certeza? - perguntou Maria, receosa.
- Claro que sim.
- Então que seja!
- Isso, só ele resolve.

Entenderam? Ainda não. Vou tentar ser mais especifica. Com a virgula entre a palavra "isso" e "só", a personagem está a pedir a outra que não faça nada. Pode até mesmo substituir a virgula pelo ponto de exclamação.
Já com a virgula entre a palavra "só" e "ele", a personagem em questão pede a outra para que não faça mais do que já fez.
Exemplo:
- Vou ter que fazer alguma coisa. - disse Maria olhando para Miguel.
- Não faça mais nada! Ele já é crescidinho.
- Tem a certeza? - perguntou Maria, receosa.
- Claro que sim. Fez isso e só, ele resolve.

"Esse, juiz, é corrupto" e "Esse juiz é corrupto"
Estas duas frases são as mais diferentes e de fácil entendimento.
Na primeira frase, a palavra "Juiz" é tida como um aposto, ou seja, está a referir quem é o corrupto.

O aposto é uma "função sintática da gramática tradicional que se junta a um substantivo ou a um pronome com função de explicação, descrição ou acrescentamento de informação. O aposto sucede ao substantivo e é normalmente separado por pausa na oralidade e assinalado por vírgulas na escrita." - Via Infopédia.

Já a segunda é uma frase simples que refere já diretamente quem é o sujeito.

Para saber onde colocar o virgula ou qualquer outro sinal de pontuação tente falar em voz alta a sua frase tal como na oralidade. Se fizer alguma breve paragem, seguramente será aí onde irá colocar pontuação.

Espero ter ajudado a entender melhor.

Beijos.

(Este post foi o último da Sílvia no CDF. A Sílvia se afastou no dia 9 de Março).

1 comentário:

Bem-Vindo ao CDF!
Seja bem educado ao fazer o seu comentário.
Recebemos selos se estiverem ligados a blogs e não a fanfics.
É possível fazer afiliação com blogs de críticas.