quarta-feira, 23 de julho de 2014

Como escrever uma shortfic?

Olá Pessoal!
Eu, Diana, decidi criar esse post a pedido da Ann.
Demorei um pouco a criar mas aqui está.
Espero ter ajudado.

Como escrever uma Shortfic?

Bem antes de mais, vou explicar o que é uma shortfic.
As shortfics são estórias que têm mais de dois e menos de dez capítulos.
Normalmente, essas sortfics ou mini fics, são usadas em concursos de fanfic ou para um trabalho de escola (excluindo os nomes conhecidos das personagens, é claro).

Inspirações para escrever shortfics
Bem, várias pessoas, por ser mais fácil e perder menos tempo, escrevem shortfics (ou mini fics). As shortfics podem ser também muito boas para quem começa no mundo da escrita, pois o enredo é rápido e é difícil não perder a inspiração ou imaginação para as mesmas.
Muitas pessoas se baseiam numa música, ou seja, têm uma música de base para essa shortfic e isso faz com que o enredo da fanfic seja curta.
Outras, mas raras, pegam em duas personagens de uma estória longa e criam apenas um enredo com as mesmas.

Como escrever uma shortfic
E finalmente, a questão principal, pedida pela Ann!

Dicas para escrever uma shortfic:
- Decide, antes de mais, se o enredo que criou vai te dar imaginação para mais. Decide se vai criar uma shortfic ou se, pelo enredo, deverá ser maior;
- Antes de pensar se vai ser shortfic ou não, pense primeiro no enredo. Faça pontos do que vai acontecer, como vai desenrolar, como vai terminar, quantos personagens serão, a descrição das mesmas, enfim... para uma shortfic/mini fic é necessário ter o enredo já escrito e criado na sua cabeça antes de postar no blog. Avisa-se que temas complicados, complexos, enfim...temas que que necessitem de muita explicação, de uma análise grande, não é aconselhável para uma shortfic. Por isso, pense em temas simples e apenas uma parte crucial. Não misture "enredos em cima de enredos", ou seja, vários problemas na shortfic. Assim não será uma shortfic e terá ainda que explicar todo o final;
- O número de personagens numa shortfic tem que ser menor. As personagens, parecendo que não, fazem com que a shortfic aumente. Todas têm o seu papel! Não se esqueça disso!;

Dica essencial para escrever uma shortfic: Evite o excesso! A shortfic tem que ser bem precisa. Evite desenvolver coisas pouco interessantes sobre o seu personagem. Isso apenas é válido numa fanfic longa (longfic).
Mas, isso não implica que a shortfic tenha que ser pouco "emocionante". O tema pode muito bem ser de mistério. Um mistério curto, com poucas personagens, mas cativante!

Enfim...acho que é isso!
Espero ter ajudado, Ann. E não só a Ann, mas todos que lerem esse post.

Bjs :)

2 comentários:

  1. Muuito obrigada por falar sobre isto !
    Bem, como eu já previa, minha shortfic vai acabar sendo uma fic, uma vez que me viciei no personagem e acabei colocando problemas dentro de problemas heheh..
    MAS, usarei totalmente essas dicas para escrever uma short em breve! Muito obrigada pela atenção!
    Adoro muuuito esse blog! ^.^

    ResponderEliminar

Bem-Vindo ao CDF!
Seja bem educado ao fazer o seu comentário.
Recebemos selos se estiverem ligados a blogs e não a fanfics.
É possível fazer afiliação com blogs de críticas.